COMO A INTEGRAÇÃO COM O MEIO-AMBIENTE INFLUENCIA POSITIVAMENTE NA SUA SAÚDE

O que você vai ler aqui:

  • Conceito / significado de saúde.
  • A relação da saúde com o meio ambiente.
  • A importância da integração do ser-humano com o meio ambiente.
  • Por muito tempo, achamos que ser saudável seria apenas não adoecer. Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o conceito de saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doenças. Se pensarmos no nosso bem-estar, o que nos vêm à mente? Certamente nos imaginamos em paz, em harmonia com a natureza, com as pessoas, e nossa vida como um todo. Você consegue se imaginar em equilíbrio, tendo uma vida plena, sem ao menos recorrer à natureza? Imagino que não…

    Sem dúvidas, teremos uma vida mais plena se estivermos em harmonia com o meio em que vivemos. Por isso, é preciso sempre cuidar da nossa “casa”. Imagine como nossa “casa” não somente o espaço físico onde dormimos e fazemos nossas refeições, mas também o macrocosmo, a nossa rua, o nosso bairro, a cidade e o país que escolhemos para viver, e, expandindo ainda mais as fronteiras, o nosso planeta como um todo!

    Essa ligação que o homem possui com a natureza – ou a falta dela – pode afetar nosso planeta nos aspectos ambiental, social, econômico, político, e, claro, a nós mesmos. Segundo a definição do dicionário Oxford Languages, saúde é o “estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital”. Não há como dissociar saúde de ambiente. Vivemos em um ecossistema em que somos todos interdependentes. Não existe homem sem a natureza e os demais seres que nela estão inseridos.

    Precisamos pensar e adotar uma visão mais integral do homem com tudo o que o circunda, observando nossas conexões com pessoas, plantas, animais e a própria natureza; e nos enxergando como parte indissociável do espaço em que vivemos. A visão separatista que alguns de nós temos em relação à natureza, é, simplesmente, a falta de se sentir conectado com o todo. Felizmente, cada vez mais as pessoas têm enxergado os desequilíbrios ambientais que ocorrem em nosso planeta como sendo, no fundo, desequilíbrios internos do homem. Este reconhecimento e sentimento de integralidade / totalidade, é que resgata o equilíbrio natural do homem.

    É fundamental termos atitudes cada vez mais conscientes, a fim de desempenhar nosso papel como cidadãos, e também pensando na nossa própria saúde, afinal, preservar o meio-ambiente é cultivar uma cultura cada vez mais saudável e naturalista. Cuidar do meio-ambiente, além de ser responsabilidade de todos nós, é valorizar a própria saúde! É um ato de amor-próprio e com o próximo!

    Produzido por:
      Camila Fontes

     

    Produtos bem avaliados

    sbobet

    Slot Dana

    Slot88

    Slot777

    RTP

    Situs Slot777

    RTP

    RTP

    slot777 link alternatif

    slot88

    https://www.repatriatetoghana.com/slot-qris/