O QUE É SAÚDE MENTAL?

O que você vai ler aqui:

  • O que significa ter uma mente saudável.
  • Dados estatísticos sobre ansiedade no Brasil.
  • Dicas de práticas que ajudam a manter a saúde mental.
  • A saúde mental no Brasil é, constantemente, associada à ideia de tratamentos para doenças mentais, o que é um grande equívoco! Sim, faz parte do entendimento da saúde o cuidado com as patologias, mas saúde em geral é muito mais do que isso! Estar com a mente saudável, não significa somente, não ter um diagnóstico de alguma doença. Não significa também a ausência de desafios e situações negativas. Todos os seres humanos estão sujeitos a oscilações da vida.

    Acontece que, pessoas com a mente saudável conseguiram, ao longo do tempo, aprender habilidades que ajudam a lidar melhor com essas oscilações presentes em contextos desfavoráveis, de forma amena, com algum controle e consciência. A busca passa por saber administrar as emoções, que, sim, são inerentes ao comportamento do ser humano, como a raiva, a tristeza e o medo.

    Por consequência dessas habilidades, rotinas e novos hábitos, essas pessoas tendem a relacionar melhor seus desejos e ambições com suas emoções, além de aproveitar ao máximo as experiências que consideram boas, reforçando um estado mental saudável, se protegendo de sofrer de patologias psíquicas, como transtornos de ansiedade e depressão, que causam tantas disfunções na vida das pessoas.

    Aliás, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas diagnosticadas, e o 5° no ranking dos países mais depressivos. No contexto da pandemia, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), feita nos meses de maio, junho e julho de 2020, revelou que os brasileiros estão cerca de 80% mais ansiosos. Há como não fazer parte dessa estatística?

    O neurocientista e psiquiatra Dr. Pablo Vinicius afirmou, em um programa televisivo, que “em contextos atípicos, sensações atípicas”! É normal sentir que, em algum momento, nesse período de pandemia, a sua saúde mental está desregulada, mas existem rotinas e hábitos que, se forem praticados, vão lhe ajudar a aproximar sua rotina do “normal”. Esses hábitos vão de fato influenciar diretamente no seu corpo e na sua mente:

    1. Prática regular de atividade física – é um dos principais fatores na produção de neurotransmissores e hormônios importantes para regular o bem-estar, como por exemplo a serotonina e endorfina.
    2. Alimentação balanceada – alguns alimentos ou fontes de suplementação são ricos em aminoácidos e vitaminas que atuam diretamente na redução do estresse e no aumento da serotonina, neurotransmissor que regula o humor e sono, por exemplo.
    3. Meditação/Mindfulness- a meditação é constantemente associada única e exclusivamente à ideia de pessoas que vivem de forma alternativa. Esse é um estilo de vida bem interessante, mas a meditação pode ser parte da sua rotina de forma prática e ativa, com técnicas de respiração que trazem sua mente para o momento presente, além de disparar o seu sistema nervoso parassimpático, aumentando o estado de tranquilidade e relaxamento.
    4. Organização – criar uma rotina de organização pessoal e profissional é um excelente hábito para o cuidado com a saúde mental. Reduz sensivelmente o nível de preocupação e angústia do dia, já que você clarifica suas demandas.

     

    Produzido por:
      Bruno Moraes
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