RELAÇÃO DO ESTRESSE COM SINAIS DO CORPO

O que você vai ler aqui:

  • Condições emocionais
  • Stress e cortisol
  • Estratégias para redução do stress
  • Em algum momento da sua vida você reparou algum sinal físico advindo de momentos em que não estava bem psicologicamente, devido ao excesso de estresse, sobrecarga de trabalho, sono insuficiente, desentendimentos familiares, etc.?

    Muitas pessoas adoecem por cultivar e guardar sentimentos, que não são digeridos, dentro de si. A falta de gestão e controle emocional desencadeiam uma série de alterações fisiológicas que podem ser manifestadas visivelmente, e raramente são associadas aos fatores citados anteriormente.

    O estresse é uma resposta que o corpo promove às exigências físicas e emocionais, para manter o equilíbrio e superar determinadas situações, o que pode ser bom ou ruim. Como assim? Tais tensões ajudam a restaurar a energia, melhorar a função cardíaca, motivar, aumentar a resistência e força. Por outro lado, o estresse também gera impacto negativo, como a angústia, por exemplo, e outros sintomas.

    O cortisol (“hormônio do estresse”) deve estar em equilíbrio para que exerça suas funcionalidades. Quando ele se excede, está relacionado ao comprometimento no tecido epitelial, podendo ser notado com a piora do aspecto da pele. Já no sistema imunológico, o estresse está associado com o desenvolvimento de doenças autoimunes, como o Hipotireoidismo de Hashimoto, Artrite Reumatoide, Lúpus e alterações no sistema digestivo, podendo acarretar quadros de constipação, etc.

    Por mais que não seja possível evitar completamente o estresse das nossas vidas, é preciso que ele seja gerenciado. Segue abaixo algumas dicas:

    • Invista em alimentos fontes de magnésio, triptofano e vitaminas do complexo B.
    • Evite o consumo de farináceos, açúcares e alimentos ultraprocessados.
    • Tenha um sono de qualidade.
    • Procure ajuda terapêutica.
    • Pratique atividade física regularmente.
    • Gerencie seu tempo e separe um momento diário de autocuidado.
    • Experimente técnicas de relaxamento, meditação é uma delas.
    • Atente-se aos sinais do corpo.
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